Caro aluno, aprenda inglês

Caro aluno, aprenda inglês

Importância do inglês para o estudante/profissional de TI e como começar

Posted on: 22 January 2016

Em pouco tempo como professor de computação (1 ano e 3 meses no momento que estou escrevendo esse post), pude observar que alguns alunos se queixam que “falta material para estudar”. Fiquei intrigado com tal resposta e decidi perguntar pessoalmente a eles sobre o porquê desta dificuldade, uma vez que na minha concepção, os materiais para estudo na área de TI são abundantes (e geralmente gratuitos na web). Para a minha surpresa, me deparei com um

“Até tem, mas está em inglês”.

Isso NÃO deveria ser um problema.

Saber inglês é quase uma obrigação para profissionais da atualidade, a maioria das empresas tratam este conhecimento como requisito obrigatório hoje em dia. A língua inglesa é dominante no mundo dos negócios e das grandes oportunidades de emprego, a ciência tem como língua oficial o inglês, . Quanto a isso não é preciso falar mais, isso já é de conhecimento geral e ouvimos o quanto é importante desde o primário.

Para o profissional de TI, esse requisito se torna ainda mais necessário. O profissional da área de TI deve ter como base de sua estrutura intelectual a “fome de conhecimento”, pois esta área exige que seus profissionais estejam sempre atualizados. Sabendo disso, precisamos estar sempre lendo livros, tutoriais, artigos, sempre estudando, pesquisando e praticando para que possamos nos manter competitivos dentro desse mercado. A grande maioria destes recursos está em inglês, as novidades da área da computação está em inglês, fóruns e sites de Q&A estão em inglês, então não existe alternativa pra isso, VOCÊ TEM QUE APRENDER.

Abaixo, cito alguns motivos para que a aprendizagem da língua inglesa seja fundamental para um estudante/profissional de TI.

Livros

A grande maioria dos livros da área de TI são escritos fora do Brasil, em inglês, e depois são traduzidos para a nossa língua. Alguns não são traduzidos e muitos outros possuem grandes problemas de contextualização na tradução. Se você não quer depender das traduções do material para português, você precisa saber ler em inglês para obter o conhecimento diretamente da fonte.

Linguagens de programação

Quase todas as linguagens de programação que um profissional de TI vai trabalhar na sua vida (C, Java, JavaScript, C++, C#, Python, PHP e etc.) são escritas em inglês, se você pretende ter um domínio da sintaxe linguagem e saber o que você está fazendo, o inglês é essencial.

Comunicação

Muitas vezes no seu trabalho você poderá ter a tarefa de se comunicar com pessoas que não atuam no Brasil, em empresas multinacionais isso é muito comum. Você pode ter um chefe na filial do Brasil e outro no exterior, o que torna fundamental a habilidade de se comunicar em inglês. Além disso, é comum que você tenha que se comunicar com outros desenvolvedores para tirar dúvidas em fóruns como o StackOverflow.


Por onde começar

Agora que você entendeu a importância da língua inglesa para a área de TI, você deve estar fazendo a seguinte pergunta:

Mas professor, não tenho dinheiro para um curso de inglês! O que eu posso fazer?

A internet oferece diversas oportunidades gratuitas para quem deseja aprender, treinar e aprofundar os conhecimentos em inglês e muitas outras línguas. Cada um tem uma metodologia diferente, então nem todos vão ser úteis em um primeiro momento. Alguns deles requerem um conhecimento inicial da língua.

Um texto do Jackson Roger que eu achei muito interessante sobre Como Aprender Inglês Sozinho pode ser um bom início para quem não tem nenhum ou pouco conhecimento da língua.

A dica que funciona comigo e que eu posso garantir que é essencial para quem está no processo de aprendizagem é incluir o idioma no seu dia-a-dia. Assim você acostuma seus ouvidos e ganha uma familiaridade maior com a língua. Tente assistir filmes com áudio em inglês e com legendas em um primeiro momento, passando pelo mesmo filme com legendas em inglês em um segundo momento e, por fim, assista o filme sem legendas e com áudio em inglês (Fica melhor ainda quando é um filme que você gosta). Ouça músicas em inglês, por mais que não seja o seu estilo musical, tente dar uma chance.

Pensando naqueles que não podem ou não querem pagar um curso especializado de inglês, aqui estão alguns sites com aulas e/ou exercícios para aprender inglês:

Além disso, vários Youtubers já deram dicas de como você pode aprender inglês mesmo sem ter feito um curso de línguas especializado. Outros canais tem vídeos com a pronúncia correta de várias palavras comuns do idioma. Abaixo, deixo uma lista de canais no retirada do Canal do Ensino combinado com alguns que eu já conheço:

Considerações finais

Se você é um estudante da área de TI, tente aprender inglês antes de reclamar dos materiais para estudos, dos artigos que o professor recomenda e das documentações do que quer que você vá estudar. Como você sabe, não há motivos para não o fazer e só assim você será capaz de aproveitar todas as oportunidades que o MUNDO tem para lhe oferecer!

Não espere terminar a faculdade para só então procurar um curso de línguas especializado, o inglês é tão importante como qualquer matéria da sua grade curricular. Mesmo que você não consiga pagar por um curso especializado, esse post mostra que temos recursos a vontade para aprender por conta própria. O importante é se dedicar!

Fiquem a vontade para contribuir com relatos, experiências e links para contribuir com essa lista! Bons estudos!

Referências

Share this post