Meu ambiente de desenvolvimento em 7 itens

Seguindo a idéia de vários blogs de desenvolvedores de software que eu acompanho, resolvi fazer meu próprio post sobre o meu ambiente de desenvolvimento, listando-o em 7 itens!

Esse post é atualizado com uma certa frequência, então é normal que vez por outra ele reapareça como um novo post.

Aqui vai:

Sistema operacional

Debian 9.

No ano de 2017 decidi migrar em definitivo pro Debian. O Ubuntu frequentemente me dava alguns problemas de incompatibilidade, principalmente na época em que usei o Unity como ambiente gráfico. No Debian, embora o esforço inicial de configuração seja maior do que o Ubuntu, o sistema é mais enxuto. Não preciso desabilitar uma infinidade de coisas antes de começar a usar meu sistema.

Anteriomente usei Ubuntu, nas versões LTS 16.04 e 14.04, e Windows, desde o 3.11 (não me ache velho por causa disso) até o 8.1.

Linguagens de programação

“Javeiro de carteirinha” desde o período de faculdade. Hoje ainda estudo muito e preparo todos os materiais de aula com base no Java. Diria que ainda acho difícil me desprender da linguagem nos próximos dois anos, mas estou praticando minha segunda linguagem favorita: Python. Espero poder trabalhar em um projeto real com ela em um futuro próximo.

Editor de texto

Sublime Text. Rápido, prático e leve. Utilizo ele inclusive para programar os exemplos das aulas em C e compilar direto por ele. O code completion e o syntax highlight dele são muito bons e a interface é muito agradável. E para editar queries SQL eu acho excelente, principalmente pela múltipla seleção.

Controle de versão

Git, claro. Se você tem a opção de escolher seu SCM e utiliza CVS, SVN ou não utiliza um controle de versão, me desculpe, mas eu acho que já é hora de deixar a década de 90. Além de todas as vantagens que o Git pode trazer, que nem vou citar aqui para não prolongar o post ainda tem o Github, que é uma mão na roda para muitos desenvolvedores. Aliás, quem quiser me seguir lá: @diogomoreira

IDE de Desenvolvimento

IntelliJ IDEA. Nesse quesito sou menos radical, não tenho problemas em utilizar outros ambientes.

Anteriormente ainda utilizei Netbeans enquanto estive na faculdade e Eclipse durante minha experiência como Engenheiro de Software na indústria.

Softwares auxiliares

Além dos softwares citados acima, utilizo alguns que me auxiliam no desenvolvimento das minhas atividades como desenvolvedor ou professor. São elas:

  • TeXMaker, para escrever e compilar apostilas, listas de exercícios e escrever artigos.
  • Firefox, além de ser bem leve e prático tem integração com os apps pra iPhone e iPad. O Chrome já tava comendo memória demais para o meu gosto.
  • Dropbox, para sincronizar meus materiais de aula e demais documentos.
  • TweetDeck, desde a época que não tinha sido comprado pelo Twitter eu uso. Melhor cliente da rede social até hoje.

Energias

Para codificar ou planejar minhas aulas, sempre vou acompanhado de música pelo Spotify e um bom café forte e quente. Além disso, pausas frequentes para tomar água.


© 2018. All rights reserved.

Powered by Hydejack v7.5.0